sábado, 14 de fevereiro de 2015

O primeiro obstáculo: quem é você mesmo?

Vá até os sites das principais editoras brasileiras > clique em "novos autores" > veja se o prazo para envio de originais encontra-se aberto --> se não, volte uma outra hora.
--> se sim, prossiga.
> verifique os outros requisitos para a análise do original.

Primeiro de tudo: seu original deve estar cadastrado no Escritório de Direitos Autorais da BN.

Droga! Eu não moro no Rio!

A boa notícia é que você não precisa se deslocar até a cidade do Rio de Janeiro para entregar seu formulário preenchido, junto ao original. =D A má notícia é que você vai precisar do serviço dos Correios e rezar para que ele funcione adequadamente e que não apareçam feriados regionais que impeçam o trâmite. =( E você vai precisar pagar por isso; é só a primeira coisa pela qual você terá que pagar nesta jornada. E não se engane. Pagar a mais pelo serviço que entrega antes das 10 da manhã do dia seguinte não adianta; pode ser que demore muito mais tempo para o seu envelope sagrado ser deslocado da PORTARIA do prédio até o andar do escritório. Sério. E, ainda, mais para seu certificado ser emitido e chegar até você, para que você possa, então, tirar uma cópia e anexar ao seu original.
Portanto,
--> se você ainda não fez isto, desista de certas editoras, que abrem o prazo pra envio por curtos 2 meses ao ano.
Mas, se você não é um mero iniciante garoto e já tem seu cadastro em mãos,
--> leia o próximo item: > anexe, ao original, um pequeno currículo com seu nome, endereço, e-mail e uma breve biografia, onde você detalha a sua formação. Em outras palavras: quem é você mesmo?
Bom, você não é um ator famoso de uma grande emissora de tv, se fosse, não estaria recorrendo ao envio de originais; bastaria que seu assistente apresentasse o seu nome e, tão logo, uma autobiografia da vida que você consideraria interessante seria publicada. Mas você não é conhecido. Você, sequer, tem um nome. Portanto, vai precisar anexar uma reafirmação de que você é uma Maria Ninguém, do interior, não tem um mestrado em Harvard, nem um parentesco no estabelecimento. =x E, por isso, por experiência própria, posso dizer que você, com esse seu crachá de serviços gerais, vai ter que entrar pela porta dos fundos e rezar para ser atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário